Visitantes


Contador de acessos

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

12 de agosto, Cidade do Salvador amanhecerá agitada

Multicultura - Professor Luis Henrique lançará novo livro no IGHB

Por Luís Guilherme Pontes Tavares*

Bahia, 1798, novo livro do professor e escritor Luis Henrique Dias Tavares é ilustrado pelo artista gráfico Cau Gomez, da equipe de arte de A Tarde. O paradidático será lançado no próximo dia 12 de agosto, a partir das 18h, no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia – IGHB –. A data escolhida é a mesma em que, há 212 anos, a Cidade do Salvador amanheceu agitada por causa dos boletins sediciosos que propunham a separação do Brasil de Portugal e o fim da escravidão. Cerca de um ano depois, em novembro de 1799, quatro negros que integravam o movimento foram mortos e esquartejados na Praça da Piedade.

O novo livro do professor Luis Henrique, que também é o autor do clássico História da Bahia (a 11ª edição da Edufba/Edunesp, revista e ampliada, foi publicada em 2009), foi impresso pela Empresa Gráfica da Bahia e estampa a marca dessa editora quase centenária. Tem o formato 29x21, assemelhado ao de revista, e suas 40 páginas têm o texto e as ilustração em p&b. No dia do lançamento, o livro será vendido por R$ 20,00 e o recurso apurado será doado pelo autor ao Instituto, do qual ele é sócio há mais de 50 anos.

Meio século de estudos

O professor emérito da Ufba Luis Henrique Dias Tavares estuda o movimento de 1798 desde a década de 1950, quando concluiu o curso de Geografia e História e passou nos concursos para professor do Colégio Estadual da Bahia e da Universidade Federal da Bahia. É o tema de sua tese de doutorado. O seu livro História da sedição intentada na Bahia em 1798 foi lançado em 1975 pela Pioneira, de São Paulo, e ganhou novas edições nos anos seguintes. Em 2003, a Edufba e a Edunesp reuniram novos trabalhos do professor sobre o tema no livro Da Sedição de 1798 à Revolta de 1824 na Bahia.
Nos últimos anos, o professor tem mobilizado parceiros no executivo e no legislativo com o propósito de enaltecer os episódios e os heróis da sedição de 1798, sobretudo os mártires que foram enforcados e esquartejados em 09 de novembro de 1799 – João de Deus Nascimento, Manuel Faustino dos Santos Lira, Lucas Dantas do Amorim Torres e Luiz Gonzaga das Virgens e Veiga –. Nesse sentido aplaudiu, na ocasião, a iniciativa da denominação dos quatro portões da Praça da Piedade com os nomes desses baianos.

O autor de Bahia, 1798 compartilha a autoria dessa obra com o jovem artista gráfico mineiro Cau Gomez, cujo traço singular fortalece e embeleza as páginas do novo livro. Texto e ilustrações foram conjugados pela maestria do designer Sérgio Tavares. O professor Luis Henrique Dias Tavares nasceu em 1926, em Nazaré das Farinhas. É membro da Academia de Letras da Bahia, do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e da Academia Portuguesa de História. É Doutor Honoris Causa pela Uneb. Fez pós-doutorado na Universidade de Londres, quando estudou – e depois publicou livro a respeito – o tráfico de escravos.

*Luís Guilherme é jornalista, produtor editorial e colunista exclusivo do site Sentinelas da Liberdade. lulapt@svn.com.br